Skip to main content
Notícias

Desencarne de Anália Franco

Educadora e escritora, Anália Franco dedicou sua vida ao cuidado dos mais necessitados.

Anália Franco não teve filhos, mas foi uma grande Mãe de centenas de meninas desamparadas. Além de uma sábia educadora, foi jornalista, romancista, poetisa, contista, teatróloga e conferencista.
Aos 16 anos se formou como Normalista ganhando a habilitação para dar aulas no ensino primário. Na época se instaurava a Lei do Ventre Livre, o que motivou a jovem a deixar sua vida na capital para amparar as crianças filhas de escravas no interior do estado. Assim descobriu sua vocação e começou sua missão para auxiliar mulheres e crianças até o fim de sua vida.

Foi no norte do Estado de São Paulo, em São Carlos, que apesar de muitas adversidades Anália fundou sua primeira escola primária. No colégio, chamado Santa Cecília, a professora recebia crianças que batiam à sua porta ou eram encontradas pelas ruas da cidade, muitas vezes deixadas por parentes.

Foi responsável pela fundação de creches, escolas maternais, asilos, liceus femininos, escolas para analfabetos, uma colônia regeneradora e até uma banda e orquestra feminina. E em suas instituições, Anália prezava principalmente pela educação moral.

Aos 66 anos de idade, a professora foi vítima da epidemia de gripe espanhola. Faleceu em 20 de janeiro de 1919 deixando em seu legado a criação de mais de setenta escolas e lares institucionais para crianças órfãs.

© 2014 - 2020 CEIA

Voltar ao topo