Skip to main content
Notícias

Nascimento de Anália Franco

Anália Emília Franco nasceu em 1º de fevereiro de 1853. Foi professora, jornalista, poetisa e filantropa brasileira.

Durante seus 66 anos de vida foi responsável por fundar mais de setenta escolas, 23 asilos para crianças órfãs, dois albergues, uma colônia regeneradora para mulheres, uma banda musical feminina, uma orquestra, um grupo dramático, além de diversas oficinas para manufatura em diversas cidades do interior.

Apesar de viver em um período em que as mulheres tinham pouco espaço na vida pública e pouca voz diante da sociedade, Anália destacou-se por seu trabalho e sua intensa luta por seus ideais.

No início, decidiu abraçar a causa abolicionista e dedicou grande parte da sua vida a atividades socioeducacionais voltadas às crianças, principalmente negras, filhas de escravas, abandonadas após a instauração da Lei do Ventre Livre, em 1871. Mais tarde, estendeu seus projetos às mulheres trabalhadoras, pobres ou marginalizadas pela sociedade, aos órfãos e aos necessitados.

Anália foi de muita importância para a defesa da igualdade étnica, à educação livre e popular, à alfabetização, à mudança no sistema de ensino por meio da profissionalização e da possibilidade de participação da mulher em âmbito social, elevando-a a uma posição de igualdade perante os homens e dando-lhe autonomia.

Em suas produções literárias, sempre ressaltava a importância da educação para todos como uma forma de progresso ao Brasil e da libertação da mulher, para torná-la independente. Por isso, Anália Franco sempre buscava capacitar os atendidos, através da educação, do ensino profissional e do desenvolvimento da possibilidade de aprender, crescer e construir uma vida própria.

Anália desencarnou aos 66 anos de idade, vítima da epidemia de gripe espanhola.

© 2014 - 2020 CEIA

Voltar ao topo