A primeira edição do livro “A Gênese – os milagres e as predições segundo o Espiritismo” foi publicada em 6 de janeiro de 1868.
A obra, publicada por Allan Kardec, é a quinta da Codificação da Doutrina Espírita e está separada em três partes:
A primeira parte analisa a origem da Terra e as gêneses orgânica, espiritual e mosaica, de forma lógica e racional, deixando de lado as interpretações misteriosas e as fantasias sobre a criação do mundo.
A segunda parte aborda a questão dos “milagres” de Jesus, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho.
A terceira parte enfoca as predições do Evangelho, os sinais dos tempos e a geração nova, concitando os homens à prática da justiça, da paz e da fraternidade, abrindo assim uma Nova Era para a regeneração da humanidade.
A primeira publicação em português ocorreu entre junho/julho de 1882. A edição foi publicada pela Sociedade Acadêmica Deus Cristo e Caridade.
“A doutrina espírita é o resultado do ensino coletivo e concorde dos Espíritos. A Ciência é convidada a constituir a gênese segundo as leis da natureza. Deus prova a sua grandeza e poder pela imutabilidade das Suas leis e não pela derrogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.” (Allan Kardec – A gênese)