Auta de Souza nasceu em Macaíba no Estado do Rio Grande do Norte, em 12 de setembro de 1876. Desde a infância Auta de Souza vivenciou grandes lições do sofrimento humano. Após o desencane de seus pais, ela e os irmãos foram morar com seus avôs maternos. Com 7 anos aprendeu a ler e já lia para crianças pobres e filhos de escravos.
Aos doze anos inicia seus estudos oficiais, no Colégio São Vicente de Paulo. Durante dois anos, estuda, recita, verseja, ajuda as irmãs do colégio, e, principalmente, aprimora sua fé, na leitura constante do Evangelho. Aos 14, a tuberculose começa a ação devastadora, e mesmo atingida pela doença implacável, Auta escreve e ensina às crianças as primeiras noções de religião.
⠀⠀⠀
Em 07 de fevereiro de 1901, aos 24 anos de idade, Auta de Souza desencarna em Natal-RS. Livre de seu corpo, doente e franzino, Auta de Souza pode finalmente, ir conviver com amigos espirituais e tornar-se ativa colaboradora de obras poéticas trazidas à luz pela mediunidade de Chico Xavier, num total de 89 poesias e 27 trovas.
Foi incentivadora, através de mensagens recebidas por Chico Xavier, de grandes campanhas filantrópicas realizadas por espíritas e assim, muitas Casas Espíritas, até hoje, dão seu nome às suas campanhas sociais.
⠀⠀⠀
Auta de Souza deixou um legado de coragem e superação das adversidades e ainda nos ilumina com o doce vigor dos seus versos e sua serena paz.
⠀⠀⠀⠀
“Reparte o pão que te enriquece a mesa, estendendo o teu horto de beleza, e o Mestre Amado habitará contigo.” Auta de Souza